Julho Verde: prevenção do câncer de cabeça e pescoço

O termo Câncer de Cabeça e Pescoço é usado para designar os tumores malignos que podem aparecer em todas as estruturas localizadas superiormente ao nível das clavículas, mas que estão fora do sistema nervoso central.



Sintomas

Aparecimento de um nódulo, uma ferida que não cicatriza, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alterações na voz ou rouquidão. Entretanto, estes sintomas também podem ser causados por outras condições clínicas. Por isso, é importante conversar com seu médico.


Principais tumores e sintomas

Cavidade oral: uma mancha branca ou vermelha na gengiva, língua ou no revestimento da boca, inchaço da mandíbula tornando as dentaduras desconfortáveis e hemorragias ou dor na boca.


Faringe: dificuldade para respirar ou falar, dor ao engolir, dor no pescoço ou garganta que não cessa, dor de cabeça frequente, dor ou zumbido nos ouvidos ou problemas de audição.


Laringe: dor ao engolir ou dor de ouvido.


Seios paranasais e cavidade nasal: seios paranasais obstruídos, infecções crônicas que não respondem ao tratamento com antibióticos, sangramento pelo nariz, dores de cabeça frequentes, inchaço nos olhos, dor nos dentes superiores ou problemas com próteses dentárias.


Glândulas salivares: inchaço sob o queixo ou ao redor do osso maxilar, demência ou paralisia dos músculos da faze, dor na face, queixo ou pescoço que não melhora.


Como é feito o diagnóstico?

Através da tomografia computadorizada é possível diagnosticar diversos tipos de câncer. O exame não é invasivo e combina equipamentos de raio x com computadores programados para produzir imagens do pescoço ou cabeça. Nele, é possível ter uma visão detalhada e multidimensional da área afetada.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo